Albert Einstein

                                                                                          VER TAMBÉM: carta de Einstein encontrada em colégio brasileiro

Albert Einstein na escola

 

Depois de escrever a crônica "Educação de Corpo e Alma" percebi, ao conversar com alguns colegas, que ainda persiste por aí a velha lenda de que Einstein era, quando estudante, um péssimo aluno e que até teria sido reprovado em matemática em seus tempos de colégio. Embora essa estória pudesse soar muito bem para apoiar o meu artigo, resolvi esclarecer aqui que isso é mentira.

Einstein tinha excelente desempenho escolar em matemática (álgebra e geometria). Recentemente, uma mostra em Nova York (Museu de História Natural, 2003) reuniu alguns de seus mais importantes documentos. Aqui, vemos um deles, o certificado da escola secundária suíça em que estudou, com suas notas finais. A nota máxima possível em cada disciplina era "6." O certificado possibilitou a ele ingressar no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, com 17 anos de idade.

Mesmo assim, lembrando novamente do meu artigo sobre QI e IE (Inteligência Emocional), Einstein reconhecia não ser uma pessoa que servisse para lidar com funções públicas. Ao rejeitar um convite para se candidatar a presidência de Israel (em 1952), ele escreveu que não queria pois, além da idade avançada, tinha "falta de aptidão natural e experiência para tratar propriamente com as pessoas e exercer funções oficiais".

(fonte da citação de Einstein: jornal O Estado de São Paulo de 19 de abril de 2003)


 

Tradução do diploma para o inglês - 1896

VEJA O DIPLOMA ORIGINAL ABAIXO

The Board of Education of the Canton Aargau hereby certifies that Mr. Albert Einstein of Ulm, born on March 14, 1879, attended the Aargau Kantonsschule, namely the III and IV classes of the vocational school. After taking the written and oral school-leaving examination held on September 18, 19, 21 and 30, 1896, he received the following marks:

German

5

Geometry

6

French

3

Descriptive Geometry

6

English

-

Physics

6

Italian

5

Chemistry

5

History

6

Natural History

5

Geography

4

Artistic Drawing

4

Algebra

6

Technical Drawing

4

                                

Mais documentos: www.alberteinstein.info

VER TAMBÉM: carta de Einstein encontrada em colégio brasileiro
 




   
1997/2018 © Luis Fábio S. Pucci, Instituto Galileo Galilei, São Paulo, SP. 
   Twitter
Twitter Luis Fábio
 
 
   
  Site Map