APOLLO  11     

A Apollo 11 foi a missão que levou o Homem para pisar pela primeira vez na Lua: 20 de julho de 1969.

 

História

O Projeto Apollo, iniciado com o intuito de levar o homem à Lua, começou com o desenvolvimento de um foguete potente o suficiente para colocar uma nave com três tripulantes no caminho da Lua. Era o foguete Saturno 5, o maior já construído até hoje. Antes do projeto Apollo os americanos tentavam ultrapassar os russos na corrida espacial com os projetos pioneiros Mercury (naves orbitais de um só tripulante) e Gemini (de dois tripulantes e manobráveis). Eram preparativos para ganhar tecnologia, experiência e treino para as viagens de maior duração rumo à Lua.

Em outubro de 1968 era lançada a Apollo 7, a primeira missão da série. Ela apenas orbitou a Terra, testando o equipamento (veja os diagramas originais do projeto da nave). Em dezembro do mesmo ano veio a Apollo 8 que foi até a Lua e realizou algumas órbitas antes de retornar. As Apollo 9 e 10 repetiram o caminho e testaram os módulos de comando e de pouso.

 

O Homem na Lua

A Apollo 11 seria a primeira missão destinada a pousar na superfície lunar. Escalados como seus tripulantes estavam o comandante Neil Armstrong, e os astronautas Michael Collins e Edwin Buzz Aldrin. Em 16 de julho de 1969 a Apollo foi lançadaMOVIECAMERAde Cabo Canaveral, na Flórida, rumo à Lua no caminho já conhecido, mas com o objetivo de fazer descer Armstrong e Aldrin na superfície.

Após efetuarem algumas órbitas no satélite, os dois passaram para o módulo lunar de pouso, batizado de Eagle (Águia). Desacoplaram da Apollo, que ficou em órbita de espera com Collins a bordo. Armstrong manobrou o módulo até a região de mares Tranquilitatis e pousou em terreno plano.MOVIECAMERA Eram 17h17min (hora de Brasília) de 20 de julho de 1969 quando eles confirmaram o pouso: " Houston. Aqui Base Tranquilidade. A Águia pousou."  

Armstrong só desceu do módulo para pisar na Lua às 23h56min (hora de Brasília), numa transmissão ao vivo para todo o planeta Terra (aliás, uma das primeiras transmissões ao vivo por TV em larga escala) para uma audiência até então recorde. Um pouco depois Aldrin também desceu para ser o segundo homem na Lua. Ficaram 131 minutos no solo lunar e trouxeram amostras dele, deixando lá alguns equipamentos e uma placa comemorativa. Depois de caminharem na Lua MOVIECAMERA e recolherem amostras, voltaram ao módulo principal que ficou em órbita e retornaram a Terra em 24 de julho.

Outras naves Apollo estariam na Lua depois: as missões 12, 14, 15, 16 e 17, sempre com três astronautas de cada vez. Apenas a Apollo 13 teve problemas no caminho de ida e precisou retornar sem pousar na Lua. A última vez que o homem esteve na Lua foi com a missão 17, em dezembro de 1972.

 

 Para Saber Mais:

Banco de Imagens de Todas as Missões Apollo

Banco de Imagens da Apollo 11

Apollo 11 - Trinta Anos: site comemorativo da NASA

Apollo 11 - Quarenta Anos- site da NASA

Nasa - Apollo History : documento oficial detalhando as fases do projeto (em inglês)

Apollo 11/17: Lunar Surface Journal - arquivos multimídia das missões Apollo que pousaram na Lua

Primeira página do jornal OESP com o Homem na Lua, de 22 de julho de 1969

Tecnologias da Apollo aplicadas ao nosso cotidiano





      PROJETO ASTRONOMIA Interdisciplinar

    Texto: alunos EE Andronico de Mello
Coordenação: prof. Luis Fábio




   
1997/2018 © Luis Fábio S. Pucci, Instituto Galileo Galilei, São Paulo, SP. 
   Twitter
Twitter Luis Fábio
 
 
   
  Site Map