JOHN GLENN

 

John H. Glenn
(1921 -  2016)


  glennemblem Primeiro norte-americano a ficar em órbita da Terra, ao realizar quatro órbitas em 20 de fevereiro de 1962 a bordo da Friendship 7, nave do Projeto Mercury.

  Glenn foi piloto da Força Aérea condecorado na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia. Só durante a Segunda Guerra, executou mais de 150 missões. Em 1959 foi um dos escolhidos para integrar o primeiro time de astronautas da NASA, mais tarde aproveitados no Projeto Mercury. Era o grupo conhecido como "os eleitos". 
  O Mecury, seguido pelo Gemini, foi a base dos projetos da Nasa que abriram caminho para a tecnologia que levou o homem na Lua, via missões da Apollo.
  Antes de seu vôo, dois americanos já haviam feito viagens sub-orbitais: Alan Shepard e Virgil Grissom, também em naves Mercury. Entretanto, o russo Gágarin já havia sido o primeiro no espaço em 12 de abril de 1961.  
     

  Sua primeira missão espacial histórica na Mercury 6  foi também a sua última, pois a NASA e o então presidente John Kennedy não queriam que ele voltasse ao espaço com medo de que sua perda em algum acidente prejudicasse o andamento do programa espacial rumo à Lua, já que Glenn virara herói nacional.

  Entretanto, depois de muitos anos e já eleito senador nos Estados Unidos, Glenn voltou ao espaço em outubro de 1998, com 76 anos de idade, na missão do ônibus espacial STS-95, da Discovery. Ficou sendo assim o homem mais velho a estar no espaço. 


Mais sobre John Glenn: 

biografia completa da NASA

ARQUIVOS MULTIMÍDIA da Mercury 6

Wikipedia: Projeto Mercury

Selos comemorativos e cartões
                         
Filme recomendado: "Os Eleitos" (EUA, 1983). Livro: "Os Eleitos" (The right stuff), de Tom Wolfe.


_______________________________________
                       

Texto: Alunos da EE Andronico de Mello
Projeto Astronomia Interdisciplinar
Revisão: prof. Luis Fábio (Física)

         São Paulo, Brasil. 1999/2002



 



   
1997/2018 © Luis Fábio S. Pucci, Instituto Galileo Galilei, São Paulo, SP. 
   Twitter
Twitter Luis Fábio
 
 
   
  Site Map