HISTÓRIA  DOS  PROJETOS

               Projetos e Materiais Desenvolvidos nas Instituições Vinculadas


TWITTER - Luis Fábio

 Instituto Galileo Galilei para a Educação - ONG sediada em São Paulo (SP) e fundada em 1997 para apoiar e desenvolver projetos educacionais para escolas públicas, privadas e universidades. Projeto Astronomia Interdisciplinar (1997-2000), Física Vivencial, Sala Inteligente, MEC-Condigital e Fundação Unibanco, entre outros. 
  Veja a reportagem da revista Época sobre a
Escola Inteligente - a sala de aula do futuro

 Conheça o Projeto
Física Vivencial, apresentando uma concepção de material didático e uma metodologia sócio-construtivista aplicada ao ensino de ciências físicas e uma recente plataforma multimídia publicada pelo MEC. 
  Veja a Premiação do Projeto Física Vivencial em 2010 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte: Física Vivencial Prêmio Governo RN 

  Redalgo- Produção do game educacional Operação Cosmos: o desafio da gigante vermelha, lançado em 2008. Parceria com o físico Marcelo Gleiser e a equipe de produção da Redalgo. Mostra a aventura de um personagem em uma missão espacial educativa, abordando temas de física, matemática, ciências, astronomia e educação ambiental. Destinado a alunos de 5a a 9a séries do ensino fundamental. Existe uma versão demo disponível no site para download. Premiado em 2009 como Melhor Jogo, categoria Game Educacional, pela OI Educação.

  UOL Educação - Desenvolvi produção de conteúdo para as páginas de Física - colaboração em teoria e em roteiro de aulas com diversos tópicos.

  Uninove - Dissertação de mestrado, apresentando um histórico das mídias e tecnologias aplicadas ao ensino de Ciências, com depoimentos de protagonistas ligados a USP (Mestrado em Educação - História da Educação, 2007). Artigo na revista ECCOS (v.10, n2, 2008): Tecnologia educacional no ensino de Física e de Ciências da Natureza, nos depoimentos de pesquisadores protagonistas: construtivismo versus instrucionismo, concreto versus virtual. Também publicado um artigo no Cadernos de Pós-Graduação.

  CENP - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo) - Coordenação de projetos (Pró-Universitário, Física no Hopi Hari, LabVirt Física, Especialização em Matemática PUC/CENP, GREF, Uma Viagem Eletrizante SESC/CENP, Física na Embraer, Ensino Médio em Rede, Proposta Curricular Paulista 2007/2008, SARESP 2003/2008, entre outros), regência de cursos e teleconferências e publicação de livros e orientações didáticas. Co-autor das propostas curriculares de Física de São Paulo (2007/2009). Abaixo apresento o resumo de projetos e materiais que coordenei ou participei do grupo gestor. Muitos deles ainda têm materiais com livre acesso publicado na web ou arquivado nas bibliotecas das Oficinas Pedagógicas regionais do estado ou na biblioteca do CRE.
 Publicações: Água hoje e sempre, consumo sustentável - livros de atividades interdiciplinares para educação básica. Escola de Tempo Integral - Experiências Matemáticas (Diretrizes e livro do professor para ensino fundamental) e Orientação para Estudo e Pesquisa (Diretrizes e livro do professor). Leituras de Física GREF (CD ROM - 2a edição). O Currículo na Escola Média - desafios e perspectivas - livro de referência para o projeto Ensino Médio em Rede (SEESP 2003/2007). Perspectivas para o ensino de física - orientações e resumo das atividades curriculares desenvolvidas entre 2003 e 2005 na rede estadual paulista. 
 Artigo: Orientações CENP para Planejamento Curricular (para Coordenador Pedagógico) de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio:  DOWNLOAD arquivo

 Detalhes de projetos que coordenei na CENP:

 2a Edição do LEITURAS GREF 2008-SPGREF/USP: veja a página com o CD ROM do GREF Leituras de Física 
- Livros do aluno disponíveis para download em PDF a 2a edição (2006/2008), feita pela CENP/USP sob minha coordenação. Direção do projeto GREF: profs. Luis Carlos de Menezes e Yassuko. Colaboração do prof. Marcelo Bonetti (organizador dessa revisão) e dos demais autores da edição original (revisão). A coleção de livros do professor é publicada pela EDUSP.


 Material disponível também através do site do PROFIS USP:

                   Espaço de apoio, pesquisa e aplicação de professores de Física - USP (GREF)

labvirt LabVirt: Veja as simulações produzidas no projeto LabVirt Física e Química, elaborados pela equipe da Escola do Futuro da USP com roteiros e trabalhos de professores e alunos da rede pública paulista (2003/2007). Parceria USP/Fundação Vitae/Fundação Telefônica/CENP/FDE (SEESP).





 O projeto Uma Viagem Eletrizante disponibilizou a distribuição de kits com CD ROM, livros, vídeo e jogos para 5000 professores de Ciências da rede pública paulista. Tema: uso seguro e racional da energia elétrica. A capacitação foi feita com videoconferências pela Rede do Saber, com participação minha e do prof. Cassiano de Carvalho. Veja página do SESC-SP. Mais informações sobre o projeto pelo parceiro IFCE.

 

   Laboratório Educacional de Física no Hopi Hari:  Capacitou cerca de 3000 professores de Física entre os anos de 2003 e 2005, fruto de uma parceria da CENP com o Laboratório Educacional do parque. Os cursos foram presenciais no parque, com duração de 8 horas cada, com regência minha e do prof. Márcio Miranda e com participações eventuais dos educadores Gabriel Chalita, Rubem Alves e Gilberto Dimestein. As vivências em três brinquedos selecionados gerou atividades de campo, debates e planos de aula, além de uma coleção de livretos. O parque publicou materiais de apoio para uso didático de oito atrações do Hopi Hari: La Tour Eiffel, Vambatê, VulaViking, Katapul, Rio Bravo, Montezum, Parangolé e Jambalaia. Brincando e observando os brinquedos, professores estudaram temas como queda livre, energia mecânica, potência, composição de forças e quantidade de movimento em corpos/choques, podendo aproveitar essas idéias para aplicar em outras situações de aprendizagem do cotidiano e no entendimento de outros dispositivos tecnológicos que aproveitam princípios da física em seu funcionamento.

  Pró-Universitário: Programa da CENP que viabilizou 5000 vagas para alunos da última série do ensino médio, em curso de reforço com ênfase nos conteúdos da Fuvest e Enem. O projeto foi executado pela FAFE-USP em 2004. Foram utilizadas salas de 16 escolas da rede estadual para montar as classes, com aulas ministradas por professores contratados e material didático próprio, desenvolvido por professores e alunos da USP. O material didático produzido está disponível - Apostilas Pró Universitário - disciplinas: língua portuguesa, física, química, matemática, história, geografia, literatura, redação, biologia e inglês.

 Ensinar Matemática nas Séries Iniciais: curso de 51 horas ministrado pela CENP, com regência minha e dos professores Ruy Pietropaolo, Angélica Fontoura e Rogério Fonseca. Voltado para professores e assistentes pedagógicos atuantes no ensino fundamental I. Incluiu atividades presenciais, videoconferências e atividades na plataforma web da Rede do Saber (SEESP). Turmas formadas em 2006 e 2007.

Livros:

 Livros Publicados - "Espaço o último desafio" (Laborciência), Coleção "Link da Matemática" (Editora Moderna e Editora Escala Educacional), "Mecanismos da Física" (Editora WM), "Física Vivencial" (Laborciência), "Escola de Tempo Integral - Orientação para Estudo e Pesquisa", "Água hoje e sempre: consumo sustentável" , "Experiências Matemáticas para escola de tempo integral" e os outros.

 
Artigos:

 Artigos na revista Direcional Educador, no portal UOL Educação, Revista Galileu, Uninove (ECCOS e Cadernos de Pós-Graduação), CENP e IGGe. 

 




   
1997/2018 © Luis Fábio S. Pucci, Instituto Galileo Galilei, São Paulo, SP. 
   Twitter
Twitter Luis Fábio
 
 
   
  Site Map